Thursday, September 28, 2023

MUNDO

TENTATIVA DE GOLPE DE ESTADO NA REPÚBLICA DA GUINÉ (CONAKRY)

Setembro 05, 2021
  

A situação é confusa. Na foto e no vídeo que circulam nas redes sociais, Alpha Condé é visto de camisa aberta, sentado no sofá de uma sala da presidência. Um soldado dirige-se a ele chamando-o de “Excelência” e pede-lhe que diga se foi brutalizado, o Chefe de Estado não diz uma palavra.

Uma fonte próxima ao presidente da Guiné-Conakry reconhece que este está nas mãos dos insurgentes. Mas em sua comitiva, nenhuma outra fonte confirma esta informação.

Num segundo vídeo postado nas redes sociais, que ainda não conseguimos autenticar, vemos o Coronel Mamady Doumbouya, comandante das forças especiais do exército guineense, anunciando a dissolução das instituições e a criação de um “Comité Nacional de recuperação e desenvolvimento ”, do CNRD.

No entanto, nada mais confirma que Alpha Condé foi realmente deposto no momento, ou que os confrontos acabaram. Nada foi transmitido pela RTG, rádio e televisão nacionais. Em sua página do Facebook, o Ministério da Defesa guineense publicou um comunicado dizendo que os agressores foram repelidos.

Extrato RFI